quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Rádios Comunitárias perdem um dos melhores Combatentes

Vai-se um homem de luta
 
A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Abraço Ceará, perde um dos maiores militantes pela democratização do Ceará, Sérgio Luís Lira Ximenes.  
 
Sérgio Lira nasceu em São Paulo, em 1967. Seu interesse na luta pelos direitos socais e pela comunicação comunitária começou muito cedo.  Na década dos anos 90, morador do bairro Ellery, juntamente com outros moradores, fundou e foi locutor da Rádio Mandacaru, que funcionou de 1998 a 2003.  Antes, também participou da Rádio Aracoiaba FM, interior do Ceará, anos depois.
 
O radialista, músico e operador de áudio, também colaborou para a fundação da Associação das Rádios Comunitárias e do Centro de Produção em Comunicação Alternativa (ARCOS/CEPOCA), na década dos 90. Foi militante do Movimento Cearense pela Democratização da Comunicação, no início deste século.  Participou ativamente da Comissão Pró-Conferência da Comunicação e foi Delegado na Conferência Nacional de Comunicação, em 2009.
 
Para o amigo e coordenador executivo da Abraço Ceará, Ismar Capistrano, Sérgio Lira é exemplo de compromisso, participação, engajamento, humildade e compromisso. "A experiência e o conhecimento de Sérgio foram fundamentais para a organização da Abraço Ceará", afirma.
 
Sérgio Lira participou dos principais momentos da história da radiodifusão comunitária no Ceará. Sempre presente nas discussões e forte atuante na luta pela comunicação popular, é fundador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Ceará. Como fonte principal, por diversas vezes foi convidado para debater o assunto em seminários, mesas redondas, universidades, programas de rádio e televisão.
 
Atualmente era coordenador de Organização e Mobilização da Abraço Ceará e coordenador de Meio Ambiente da Abraço Nacional. Além disso, trabalhava como assessor de comunição da Cooperfam (Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis), localizada em Maranguape., onde produzia programas radiofônicos para a mesma.  
 
É com triste pesar que prestaremos nossa última homenagem a esse guerreiro e irmão camarada.
 
O velório será realizado na Funerária Plano da Paz, à Av. João Pessoa, nº 6410, Fortaleza-Ceará. O corpo será sepultado no Cemitério Memorial da Paz (estrada para Maranguape), às 16h.
 
Agradecemos a todos que puderem comparecer a este ato de solidariedade.