sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Anatel e Polícia Federal Lembra a Morte do Ex-Prefeito de Campinas com muita repressão as rádios comunitárias.

No dia 10 de Setembro de 2001, um assassinato trágico que chocou a cidade de Campinas ceifou a vida do Prefeito de Campinas Antonio da Costa santos (o Toninho do PT), vítima de um grande consórcio das elites da cidade, que via na sua administração perigo eminente, em decorrência de sua luta contra a especulação imobiliária, os contratos superfaturados do Lixo, a máfia dos Bingos e sua projeção política como um grande estadista.
Naquela fatídica noite, o companheiro Toninho foi encontrado morto, numa avenida sem grande movimentação de veículos.
A Polícia Civil de Campinas prende três jovens da periferia de Campinas, que haviam confessado o crime, posteriormente descobriu-se que os jovens confessaram o crime sob coação, sendo libertados logo em seguida.
A Polícia posteriormente acusou o bando do Ex- seqüestrador Andinho como o responsável pelo crime, alegando que o prefeito foi morto porque estava impedindo a fuga do bando, tudo isso aconteceu numa avenida que mesmo durante o dia não há movimentação de veículos, imagine durante a noite.
A Família do ex-prefeito e amigos fazem uma grande mobilização social, e encaminham ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 50 mil assinaturas solicitando que o crime contra o ex-prefeito seja conduzido pela Polícia federal.
A Alegação para a investigação ser conduzida pela Polícia federal é legítima, pois durante as investigações da CPI do narcotráfico, o Ex-prefeito participou denunciando a especulação imobiliária e suas implicações com o crime organizado, e sendo um crime federal caberia portanto, a investigação pela Polícia federal.
Depois de 7 anos da morte do Ex-prefeito Toninho, a Polícia Federal ainda não entrou no caso.
A ABRAÇO e suas emissoras filiadas sempre participou das mobilizações para que este crime fosse esclarecido, ajudando nas mobilizações para a coleta de assinaturas, fazendo campanha nas rádios comunitárias e entrevistando por diversas vezes em nosso jornal autoridades e pessoas ligadas ao ex prefeito sobre o assunto.

Diante dos fatos narrados algumas perguntas nos assalta o pensamento.

No dia 10 de setembro de 2005, a Polícia federal juntamente com a Anatel realizou o fechamento da Rádio Comunitária Luz Fm. Em 10 de Setembro de 2006, foi a vez da Rádio Comunitária Aliança FM, e nesta semana em que lembramos 7 anos da morte de nosso prefeito, foram fechadas duas emissoras na cidade de Campinas, com muita brutalidade e agressões contra os companheiros que ousam lutar e quebrar o monopólio da comunicação da cidade.
Será que estas ações não são uma represália contra as rádios que exigem a participação da Polícia federal nas investigações do caso Toninho?
É importante lembrar que bandidos conhecidos como Celso Pitta e Daniel Dantas, não foram apontadas metralhadoras e agressões, como foram verificadas nas imagens da rede Globo de televisão, apenas algemas, que aliás foram sistematicamente questionadas pelas elites.
Porque as elites não questionam as brutalidades cometidas pelos agentes da Polícia federal contra os companheiros Vitório, e Adeilda, vítimas da violência do estado contra cidadãos pobres deste país?
Pois é, a ABRAÇO Campinas estará sempre na luta para o esclarecimento da morte do companheiro Toninho e continuará com suas emissoras no ar, mostrando que na luta por justiça, sempre estaremos firmes contra as elites e contra o monopólio da comunicação.
A Abraço cobra do governo Lula uma resposta imediata, e solicita uma imediata intervenção do Governo na delegacia de Polícia Federal de Campinas, que também utiliza da repressão para calar a voz do povo e deixar mais uma vez a impunidade prevalecer neste país. Além da punição exemplar contras os agentes que utilizam do aparato policial fornecido pelo estado para massacrar a população pobre deste país.
Ousar, Resistir Transmitir Sempre


ABRAÇO - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário