QUEM SOMOS

A Abraço é uma organização de militantes e radioamantes de rádios comunitárias pelo pais afora. Nossa luta é pela democratização dos meios de comunicação, ou seja, queremos que os meios de produzir e divulgar noticias e informações sejam acessível a todos. A luta não é para “falar o que o povo deve ouvir”. A luta é para todas as vozes do povo serem faladas, ouvidas e compreendidas. O movimento pela democracia na comunicação é um movimento específico e uma causa transversal. Não está a serviço de nada nem ninguém. Está ao lado dos demais movimentos populares. Forjou seus lutadores ao longo de 20 anos. É protagonista de seu destino.

Somos a mídia Comunitária e Popular porque eles, a “grande mídia”, são a mídia Privada e Elitista! Leia-se o Monopólio da Mídia, formado por meia dúzia de famílias que detém grandes redes de comunicação como Rede Globo, Record, Band, etc.

As rádios comunitárias do Estado de São Paulo, realmente comprometidas com as questões das comunidades, sofrem forte repressão do governo federal e da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e são perseguidas pelas grandes ABERT (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e AESP (Associação das Emissoras de Rádio e TV do estado de São Paulo). Somente no ano de 2007 foram fechadas no Estado de São Paulo mais de 1.000 emissoras comunitárias. Militantes foram presos, transmissores lacrados, equipamentos roubados, gente de bem sendo levada como bandido perigoso. Enquanto o pau pega para nós, de cada 3 rádios comerciais paulistas, 2 estão com a outorga vencida. Assim, 70% das emissoras comerciais, portanto, detentoras de concessão pública e mamando nos cofres de Brasília e do Palácio dos Bandeirantes, são simplesmente ilegais. Para nós, Basta! O Estado de São Paulo que nunca se rendeu está em pé de guerra contra esta farsa legal e a tirania da AESP, ABERT, Anatel e do Ministério das Comunicações.