sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ato contra fechamento de rádios comunitárias fecha TV Bandeirantes de Campinas

fonte
http://pimentus-ardidus.blogspot.com



Portões fechados impediram viaturas da TV Bandeirantes de Campinas entrar na emissora.


Nesta quinta feira a TV Bandeirantes de Campinas esteve sendo alvo de protesto pelo movimento das rádios comunitárias e de quem as apóia. Não é de hoje que sabemos que o grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão se posta acima da Lei e traz pra si o papel de julgar o movimento de rádios comunitárias como criminoso. Além de descumprir a legislação trabalhista, desrespeitando o trabalhador, a mesma deixa de cumprir a legislação que rege o próprio setor de radiodifusão. Nesta quinta feira, no período da tarde, diversos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores e entidades ligadas a democratização do meios de comunicação, deram um basta às mentiras que o grupo Bandeirantes propagandeia através de suas emissoras, criminalizando um movimento legítimo que é o das Rádios Comunitárias.

O principal argumento utilizado pela direção da emissora é de que diversas emissoras de rádios comunitárias não tem outorga do Ministério das Comunicações para funcionar. E olha que coisa, por ironia do destino; a TV Bandeirantes de Campinas está com sua outorga vencida. E nem por isso, a Polícia Militar e Civil, presentes no ato, a pedido da emissora, fizeram alguma coisa para prender os diretores ou fechar a própria emissora que estava funcionando ilegalmente.

Os portões da frente da emissora ficaram fechados e ninguém podia entrar ou sair por ali. O trânsito teve que sofrer um desvio, mas como o movimento era pacífico e a pedido da polícia militar, foi liberado a pista para que o tráfego pudesse fluir. Mas a questão principal continuou de pé; a polícia iria ou não efetuar a prisão dos diretores da emissora ou fechar a emissora e lacrar seus transmissores?! É óbvio que não aconteceu nada nesse sentido. Após um prazo de duas horas, cumpridas ali na frente da emissora, a Polícia Civil não apareceu com a resposta, obrigando uma comissão presente dos representantes dos movimentos sociais ir até a DIG de Campinas e fazer a denúncia contra as emissoras do Grupo Bandeirantes que estavam com a outorga vencida. Segundo a alegação do delegado, a denúncia deveria ser feita no 5º DP, mas era ele quem mandava fazer diligências para fechar emissoras comunitárias. Era ele quem aparecia na mídia falando a respeito das diligências efetuadas contra as emissoras de rádio comunitária e seus radiodifusores. No 5º DP ficou constatado aquilo que já acreditavam, não era lá. Estabelecido então um documento, de que a TV Bandeirantes não apresentou documento nenhum, a luta continuará também em outras esferas. A postura do delegado da DIG de Campinas é que não ficou clara.Era a equipe dele, da DIG de Campinas, a mando dele quem cometia as infrações da Lei. Quem é então que cometia essa irreguaridade?! Os radio-difusores comunitários ou a DIG de Campinas fazendo papel da Polícia Federal? Estranho. Muito estranho essa situação. Pra fechar rádio comunitária,sem outorga pode, mas pra emissoras como a TV Bandeirantes de Campinas não?!

O movimento também foi orientado a fazer uma denúncia na Corregedoria da Polícia, por prevaricação e por abuso de autoridade frente ao movimento das rádios comunitárias. E a irem também na Secretaria dos Direitos Humanos de Brasília, para que a mesma tome providências, já que a Polícia Civil e Militar estão cometendo um crime ao prender os radiodifusores comunitários, sem um mandato da Justiça e por prender e danificar equipamentos, que estão a serviço do movimento das rádios comunitárias.

Abaixo uma série de fotos, com legendas, para que se possa ilustrar este momento de luta pela democratização da comunicação, de denúncias de uma injustiça que vem ocorrendo contra a radiodifusão livre e de que, a força de muitos, pode fazer a diferença na hora de fazer valer nossos direitos.



Primeiro momento quando o movimento fechou a rua e os portões da TV Bandeirantes de Campinas.


Polícia Militar, ao fundo, veio a pedido da emissora para tentar intimidar o movimento pacífico.


Polícia Civil também se fez presente a pedido da emissora.


Portões trancados da TV Bandeirantes de Campinas nesta quinta feira.


Fachada do prédio da TV Bandeirantes e suas emissoras de rádio.


No total estiveram presentes 5 vituras da Polícia Militar e duas da Polícia Civil. Não conseguiram intimidar o movimento que esteve no ato.



Comissão de representantes do movimento social negocia com membros da Polícia Civil; exigência de prender diretores da TV Bandeirantes que está funcionando com outorga vencida.

2 comentários:

  1. APARABENS AOS RADIOAMANTES, POR ESSA INICIATIVA TENHO UMA RADIO COMUNITARIA TBM E SOFRO REPREÇÕES DIARIAS QUE VÃO CONTRA A NOSSA CONTITUIÇÃO, CADE A LIBERDADE EXPRESSÃO, SO VALE PARA AS GRANDES EMISSORAS. OUTRA QUESTÃO POR QUE DIFICULTAR TANTO A REGULARIZAÇÃO DAS EMISSORAS COMUNITARIAS, TRABALHAM COM BAIXA POTENCIA, TEM UM TRABALHO BONITO EMPREGA MUITOS PAI DE FAMILIA E AJUDAM A FORTALECER O COMERCIAL LOCAL.
    VIVA AS EMISSORAS LIVRE E COMUNITARIAS !!!!!!!!!! FELIX

    OUVINTEESPERANCA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. parabenizo, a todos que como eu sofre as pressões e opressões dos poderosos das comunicações deste pais, mas continuamos a luta na certeza da vitoria,por que só vence aquele que luta por seus direitos. MISTER MOURA.

    ResponderExcluir