sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Abraço-SP participa de debate sobre desafios e outorgas para Radcom



A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de São Paulo (Abraço-SP) participou na segunda-feira (16) de um debate realizado pelo Ministério das Comunicações e a Associação de Rádios Públicas (Arpub). O encontro, que aconteceu na Sede dos Correios em São Paulo, teve o objetivo de discutir as outorgas dos avisos de habilitação para as emissoras, o uso de tecnologias em Rádios Comunitárias, bem como o atual cenário e seus desafios.

Para o Coordenador Executivo da Abraço-SP, Jerry Oliveira, é preciso que o Governo Federal invista em tecnologias para as emissoras. O Coordenador apoiou a proposta feita pelo Ministério das Comunicações de contratar os serviços da Arpub para desenvolver um software livre para rádios públicas e comunitárias. “O CPqD pediu R$ 700 mil e o Ministério disse que não tem recurso” afirmou Jerry. Na ocasião, foi apresentado ao MiniCom a denúncia de que a rádio comunitária no Município de Carmo do Rio Claro- MG foi outorgada para dirigentes de rádios comerciais, o que é proibido por lei.

O diretor da Rádio UFSCAR (Universidade Federal de são Carlos) e diretor da ARPUB –Associação de Rádios Públicas do Brasil, Ricardo Rodrigues falou da importância do uso de software livre, apresentou o programa Rivendell com plataforma Linux desenvolvido para automação, programação e edição de rádio. Ele enfatizou a necessidade de se ter uma política pública de tecnologia voltada para as rádios públicas e comunitárias. Rogério apontou também os desafios que vem pela frente com a digitalização das rádios, havendo a necessidade de definir o que será feito com o espectro radiofônico freqüências FM, uma vez que a digitalização utiliza sistema banda larga.

Bruno Caetano
Da Redação
Com informações da Secretaria Geral do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário